O município de Balneário Camboriú foi classificado na categoria “A” de turismo, de acordo com o novo Mapa do Turismo Brasileiro de 2019-2021, divulgado pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União. O Mapa do Turismo classifica municípios turísticos de todo o país de “A” a “E”, sendo “A” aqueles que cumprem com todos os critérios exigidos. Essa classificação é um instrumento que acompanha o desempenho das economias turísticas locais.
É definido através da categorização no Mapa do Turismo as regiões e municípios que devem ter prioridade em investimentos de programas do Ministério do Turismo, que incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características de demanda e vocação turística.
Venha viver
Conforto, sofisticação e exclusividade esperam por você no Palazzo Del Sole.
A cidade de Balneário Camboriú foi avaliada junto com a região turística Costa Verde & Mar (Citmar), composta por nove cidades. Entre elas, Itapema e Bombinhas, que também foram classificadas na categoria “A”. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.
Para serem avaliados como região turística, os municípios que a compõem devem ser próximos uns dos outros, possuir características similares e/ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto Região, ou seja, que tenham uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum. A região deve também comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional.
O que é preciso fazer para participar do Mapa do Turismo Brasileiro?
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, o município deve apresentar os seguintes critérios, de acordo a Portaria MTur nº 192, de 27 de dezembro de 2018:
- Possuir e apresentar a legislação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo;
- Destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual e quadro de detalhamento de despesa vigente;
- Possuir Conselho Municipal de Turismo Ativo – com a Legislação que o institui, Ata de Posse da Diretoria e das duas últimas reuniões realizadas. Excepcionalidade para casos que se enquadram no parágrafo único do Art; 2º da Portaria nº. 192/2018;
- Possuir prestador (es) de serviços turísticos de atividades obrigatórios registrados na base de dados do Sistema do CADASTUR até 30 dias antes do fechamento do SISPRT;
- Apresentar Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal e dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no SISPRT;
- O Estado tem autonomia para inserir outros critérios além dos previstos na Portaria.
Balneário Camboriú é destaque no país
Para consultar os mais de 2.600 municípios que estão inseridos no Mapa e quais as características de cada um, entre no site do Mapa do Turismo. No site, cada município pode tirar a sua certificação, que é uma forma de comprovar que está inserido no Mapa e faz parte dos mais de 2.600 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Balneário Camboriú é sempre destaque, pois além de estar classificada com nota “A” no Mapa do Turismo, a cidade está entre as mais seguras do Brasil, é considerada umas das 20 mais felizes e a cidade amiga do idoso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Está procurando um novo lugar para morar? Estar próximo de tantas belezas naturais, da praia e ter melhor qualidade de vida, é um sonho que pode ser realizado! E a sua chance de adquirir um imóvel aqui chegou. Apresentamos a você o Palazzo del Sole, um empreendimento a uma quadra da Praia Central, com vista para o mar, na melhor localização da cidade.
Venha morar em Balneário Camboriú!
Da estrutura ao acabamento, os empreendimentos da PROEDi oferecem segurança e comodidade que você e sua família merecem.